Programa Computadores para Inclusão cria mais de 300 novos laboratórios de informática no Maranhão

Visando promover o letramento digital e capacitar os brasileiros para o mundo digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, criou mais de 300 novos laboratórios de informática em 117 municípios do Maranhão em 2025. Essa iniciativa levou à doação de 4.277 computadores recondicionados por participantes de baixa renda do projeto.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a meta é expandir ainda mais o programa, visando incluir digitalmente as áreas mais necessitadas de cada estado brasileiro. Isso será feito por meio da doação de computadores, capacitação em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) espalhados pelo Brasil e pela criação de laboratórios em associações, instituições, bem como em áreas rurais e remotas.

“A proposta do programa é preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, muitos serviços e acesso a bancos se dá por meio de aplicativos. Aqueles que não sabem utilizar essas ferramentas ficam excluídos de várias vantagens. Portanto, a intenção é assegurar que ninguém fique fora dessa realidade digital e transformar nossa sociedade em uma rede totalmente conectada”, afirmou o ministro.

O programa Computadores para Inclusão abrange quase todos os estados do Brasil e conta com Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Esses centros revitalizam e transformam equipamentos que eram descartados por instituições financeiras e órgãos públicos. Após o recondicionamento, os computadores são utilizados para estabelecer laboratórios de informática em escolas públicas, associações, entidades sem fins lucrativos e em áreas rurais e remotas.

Além disso, a iniciativa do Ministério das Comunicações recebe participantes de diferentes idades, principalmente aqueles provenientes de comunidades de baixa renda, oferecendo treinamento no recondicionamento de computadores. Em contrapartida, essas pessoas se tornam capacitadas, adquirindo conhecimentos em cursos de informática, novas tecnologias e manutenção de computadores e celulares, o que as prepara para o mercado de trabalho.

Meta superada

Desde o seu lançamento em 2010, o programa já conseguiu doar 67 mil computadores a 1.298 municípios em todo o Brasil, estabelecendo 5.342 pontos de inclusão digital. Com essas doações, o Computadores para Inclusão superou a meta original de 60 mil equipamentos a serem doados até o final de 2026.

Até o momento, já foram oferecidos 304 cursos nos 27 CRCs que integram o programa, capacitando mais de 66 mil alunos para as exigências da era digital. Nos últimos três anos, a prioridade foi dada às doações destinadas a populações que residem em áreas de difícil acesso, como comunidades quilombolas e aldeias indígenas, bem como trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores e associações de moradores.


Descubra mais sobre O Vianense

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍