SÃO LUÍS – Na manhã desta terça-feira (25), foi realizada uma grande operação com foco em desmantelar um esquema criminoso que atua na sonegação fiscal, na adulteração de combustíveis e na organização de grupos que simulam legalidade enquanto cometem irregularidades sérias no setor de derivados de petróleo.
Diligências em Postos de Combustíveis em Quatro Cidades
A primeira fase da Operação Verus concentra suas fiscalizações em postos de revenda de combustíveis nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon.
Irregularidades Identificadas Durante a Operação
- Comercialização de combustíveis sem a devida autorização da ANP;
- Transações com fortes indícios de fraude fiscal e movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade operacional de cada posto;
- Suspeita de revenda de gasolina adulterada, o que coloca em risco a segurança do consumidor;
- Utilização de máquinas de cartão de crédito e débito registradas em nomes de empresas distintas às dos próprios postos, indicando a possível ocultação de receitas e desvio de vendas para terceiros.
Postos Fiscalizados
SÃO LUÍS
Posto de Gasolina Século Futuro Ltda – Epp
Revendedora Sopetro Ltda
Super Games Comercial Ltda
M P Comercio De Combustiveis Ltda
Posto Bacanga Ltda
Posto Joyce Vii Eireli
F H Freitas E Cia Ltda
IMPERATRIZ
Darcy Dos Santos Lopes
M.H.T Derivados De Petroleo
Auto Posto Abreu & Silva Ltda
Ecodrive Combustiveis Ltda
CAXIAS
Posto Mais Td Ltda
Posto Hidrolandia Ltda
Auto Posto Baruc Ltda
TIMON
J. V. Magalhães
L C Oliveira De Oliveira Ltda
A operação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf/MP-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MA).
O principal objetivo é desarticular uma rede criminosa que operava sob a fachada de legalidade, restaurando a verdade fiscal e econômica por meio da identificação de ilícitos, análises periciais de materiais, verificação de conformidade regulatória e investigação de movimentações financeiras suspeitas.
A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MP-MA), bem como assistência técnica do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Combustível Legal (ICL).
Para mais detalhes, acesse outras notícias em Imirante.com. Você também pode acompanhar o Imirante nas redes sociais: X, Instagram, TikTok e no canal do WhatsApp. Curta nossa página no Facebook e YouTube.
Envie informações à redação do portal pelo WhatsApp para o telefone (98) 99209-2383.
Relacionado
Descubra mais sobre O Vianense
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.