A cidade de São Luís fez história ao ser a primeira capital da região Nordeste a aderir ao Programa Time Brasil, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada ao aprimoramento das políticas de integridade pública nos estados e municípios. A adesão da capital maranhense a esse programa, que é coordenado pela Secretaria de Integridade Pública (SIP), só foi possível graças ao empenho do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da CGU no Maranhão, que trabalhou para facilitar o diálogo institucional e articular com os gestores locais, oferecendo também suporte técnico ao processo de adesão.
A inclusão de São Luís no Time Brasil é um marco importante para fortalecer os mecanismos de integridade pública na cidade, complementando a adesão já feita pelo Governo do Estado do Maranhão.
Este programa é aberto a todos os entes federativos e oferece suporte técnico visando o aprimoramento em áreas como integridade pública, ouvidoria, corregedoria, controle interno, transparência, gestão da ética e participação social. A adesão ocorre por meio do sistema do programa, acessível pelo login Gov.br, onde os entes têm a oportunidade de realizar um autodiagnóstico, elaborar planos de ação e fazer uso das ferramentas disponibilizadas pela CGU.
Dentre as iniciativas que o programa contempla, estão o fortalecimento do sistema de licitações, as atividades de corregedoria, os serviços de ouvidoria, a promoção da transparência e o garantido acesso à informação, além de intensificar a gestão da ética nas administrações municipais.
Atualmente, o Programa Time Brasil abrange 29 entes federativos, incluindo o estado do Maranhão, três capitais e diversos municípios de várias regiões do país, todos engajados na promoção da integridade pública e na construção da confiança da sociedade na gestão pública.
Relacionado
Descubra mais sobre O Vianense
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.