Com a finalidade de promover o letramento digital e preparar todos os brasileiros para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, lançou em 2025 mais de 300 novos laboratórios de informática em 117 cidades do Maranhão. Essa iniciativa incluiu a doação de 4.277 computadores, que foram recondicionados por pessoas de baixa renda envolvidas no projeto.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou a importância da expansão desse programa para trazer inclusão digital às regiões mais necessitadas de cada estado brasileiro. Isso será feito através da doação de computadores, capacitação em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) em todo o país e pela criação de laboratórios em associações, instituições e áreas remotas.
“O propósito do programa é preparar todos os brasileiros para a era digital. Atualmente, o acesso a serviços essenciais e bancários ocorre por meio de aplicativos. Aqueles que não conseguem utilizar essas ferramentas ficam excluídos de muitos benefícios. Nosso objetivo é garantir que ninguém permaneça fora do universo digital e transformar nossa sociedade em uma rede totalmente conectada”, afirmou o ministro.
O programa Computadores para Inclusão conta com Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) quase em todos os estados do Brasil. Esses centros recondicionam equipamentos que eram descartados por bancos e órgãos públicos. Depois de restaurados, os computadores são destinados à formação de laboratórios de informática em escolas públicas, associações sem fins lucrativos e em áreas rurais e de difícil acesso.
A iniciativa do Ministério das Comunicações também acolhe, em seus CRCs, pessoas de diversas idades, com foco em atender a população de baixa renda, oferecendo ensino sobre recondicionamento de computadores. Ao final desse processo, esses indivíduos têm a oportunidade de se capacitar em cursos de informática, novas tecnologias e manutenção de computadores e celulares, prontos para o mercado de trabalho.
Meta superada
Desde sua criação em 2010, o programa já doou 67 mil computadores a 1.298 municípios em todo o Brasil, atingindo 5.342 pontos de inclusão digital. Com essas doações, o Computadores para Inclusão superou sua meta inicial de doação de 60 mil equipamentos antes do final de 2026.
Até o momento, foram realizados 304 cursos nos atuais 27 CRCs que fazem parte do programa, capacitando mais de 66 mil alunos para a era digital.
Nos últimos três anos, as doações foram priorizadas para atender populações que vivem em locais de difícil acesso, incluindo comunidades quilombolas, aldeias indígenas, trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores e associações de moradores.
Relacionado
Descubra mais sobre O Vianense
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.