IBGE é autorizado a contratar 39 mil profissionais para a realização de censos

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizada pelo Governo do Brasil a realizar a contratação temporária de 39.108 pessoas. Esses profissionais estarão envolvidos na coleta de dados e na produção do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola de 2025, além do Censo da População em Situação de Rua. A Portaria Conjunta MGI/MPO nº 90, que ratifica essas contratações, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17) e tem a assinatura das ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

Os profissionais selecionados desempenharão uma variedade de funções, conforme estabelecido na portaria. A função que contará com o maior número de vagas, totalizando 27.330, é a de Recenseador, que é responsável pela coleta de dados. Em seguida, está a função de Agente Censitário Supervisor, para a qual estão previstas 4.143 contratações, supervisionando a coleta de dados.

O total de 39.108 contratações será complementado por cargos como Agente Censitário de Informática (1.446 vagas), Agente Censitário Administrativo (1.432), Agente Operacional Regional (1.286), Agente Censitário Regional (1.286), Agente Censitário de Qualidade (1.165) e Analista Censitário (1.020).

Conforme indicado na portaria, a seleção dos candidatos para atuar nos censos estará condicionada à aprovação em um processo seletivo, cuja abertura ocorrerá em até seis meses após a publicação do edital. Os valores das remunerações serão definidos pelo IBGE.


Descubra mais sobre O Vianense

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍