Bumba-meu-boi do MA recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade nesta quinta-feira (14). O evento acontece das 14h às 17h, na Capela de São Pedro, em São Luís.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Maranhão realizam, nesta quinta-feira (14), a cerimônia oficial de entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão.
O título foi concedido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconhecendo a relevância e a riqueza cultural dessa manifestação, que é símbolo da identidade maranhense e brasileira.
A solenidade contará com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, da Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de outras autoridades locais, além de grupos tradicionais do Bumba-meu-boi.
A programação continuará na Capela de São Pedro, com apresentação da Companhia Barrica, às 17h, seguida da solenidade de certificação, às 18h, e encerramento com show de Betto Pereira, a partir das 19h.
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. O reconhecimento do bumba meu boi reforça a singularidade da tradição maranhense e o valor de uma manifestação popular capaz de mobilizar todo o estado.
Relacionado
Descubra mais sobre O Vianense
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.