Polícia Federal realiza operação contra fraudes milionárias no INSS em São Luís

São Luís/MA. Na quinta-feira (11/12), a Polícia Federal deu início à operação Amparo Forjado, visando o combate a crimes contra o sistema previdenciário na cidade. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de terem sido autorizados o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos indivíduos envolvidos, juntamente com a realização de uma auditoria pelo INSS em benefícios suspeitos.

As investigações, que começaram em abril de 2024, trouxeram à tona a atuação de um grupo criminoso que se especializou em aliciar idosos em situações vulneráveis, incluindo pessoas em situação de rua, fazendo com que se passassem por beneficiários do INSS. Para facilitar a fraude, eram criados novos documentos de identidade com fotos dessas pessoas, permitindo-lhes enganar instituições financeiras e conseguir saques indevidos de benefícios.

Conforme estimativas da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo inicial relacionado a sete benefícios assistenciais já identificados é calculado em R$ 1,45 milhão. No entanto, esses números podem ser ainda maiores à medida que a análise do material apreendido avança.

As investigações continuam em tramitação na Justiça.


Descubra mais sobre O Vianense

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍