Avanços do DNIT na recuperação da BR-135 no Maranhão com a técnica de whitetopping

No Maranhão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem alcançado progressos notáveis nas obras de recuperação da BR-135, que conecta os municípios de Miranda do Norte a Alto Alegre do Maranhão. Este projeto envolve a aplicação de concreto por meio da técnica conhecida como whitetopping ao longo de 74 quilômetros, abrangendo o trecho do km 125,72 ao km 199,50. As intervenções fazem parte do Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 382 milhões pelo Governo Federal.

Novo PAC
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Até o momento, já foram concluídos 43 quilômetros de pavimento em concreto, substituindo a antiga camada asfáltica por uma nova de alta resistência. O contrato de obras já atingiu 55% de execução, faltando cerca de 31 quilômetros para finalizar.

A tecnologia de whitetopping oferece uma durabilidade esperada de 30 anos, que consiste em revestir a base existente com uma camada de concreto, aumentando sua resistência à carga pesada e ao desgaste natural do pavimento. Espera-se que a finalização ocorra até o final de 2026, o que deverá melhorar a conectividade entre os municípios do norte e oeste do Maranhão, favorecendo o escoamento da produção e o desenvolvimento da economia local.

Novo PAC
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Além de reforçar a infraestrutura rodoviária, essa obra traz significativos ganhos em segurança, redução de custos de manutenção e maior previsibilidade no transporte dentro da região.

Importância – A BR-135 é fundamental tanto para o Maranhão quanto para o Brasil, visto que permite o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui. A conclusão dessa obra é crucial para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Este corredor rodoviário também serve como uma importante artéria de ligação entre o Norte e o Sul do Brasil, facilitando o intercâmbio de cargas entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

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