CREF21/MA Solicita Correção em Concursos de Rosário e Viana

O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) formalizou impugnações em relação aos concursos das prefeituras de Rosário e Viana, organizados pela Fundação Sousândrade (FSADU). A principal justificativa para essa impugnação é a falta de exigência do registro profissional no Conselho para os cargos relacionados à Educação Física.

Em Rosário, no edital nº 04/2025, estão disponíveis vagas para monitores em atividades como artes marciais, dança e futebol, com uma exigência mínima de ensino médio. O CREF21/MA considera essa exigência ilegal, uma vez que as funções mencionadas são prerrogativas exclusivas de profissionais devidamente registrados, conforme estabelece a Lei nº 9696/98. O Conselho, portanto, requer a retificação do edital e a suspensão das nomeações até que as devidas correções sejam realizadas.

Quanto ao edital nº 001/2025 de Viana, ele contempla uma vaga para Professor de Educação Física, que exige licenciatura, mas não exige a inscrição no CREF ou no CONFEF. O CREF21/MA também reiterou a necessidade de correção imediata do edital, pedindo que nenhum candidato que não possua o registro profissional seja nomeado.

O CREF21/MA reforça que o registro é uma obrigatoriedade para a prática profissional em todos os níveis de ensino, e a inobservância desta regra pode resultar em exercício ilegal da profissão, implicando em sanções tanto de caráter criminal quanto administrativo.


Descubra mais sobre O Vianense

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que procura? Nós facilitamos para você. Digite o termo que deseja encontrar e clique na lupa. 🔍