Viana vai receber a Carreta da Hanseníase

O Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana e a Secretaria Municipal de Saúde, trazem a Carreta Ponto Final da Hanseníase, o serviço de busca ativa de casos da doença. A ação, realizada em parceria com o laboratório Novartis, integra as atividades do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e ampliar o acesso ao tratamento. A carreta estará realizando atendimento nesta terça (12) e quarta-feira (13), na Praça da Bíblia, em Viana, com atendimento público das 08h às 17h.

A Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Joyce Botelho, explicou como funciona a ação e de que forma ela contribui para o alcance dos objetivos do programa. “Em algumas localidades, tem gente que tem dificuldade de acesso a uma unidade de saúde. Com a carreta, desenvolvemos um trabalho que chama atenção da população e oferece atendimento rápido e eficiente, oferecendo oportunidade para o diagnóstico precoce”, destacou.

A carreta funciona com cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico e faz distribuição gratuita de medicamentos. Durante atendimento, os pacientes passam por consultas médicas e são avaliados através de exames e testes de sensibilidade. Os cidadãos diagnosticados com a doença iniciam o tratamento ainda na carreta e são encaminhados para Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou, em casos mais avançados, para unidades de referência no estado como os hospitais Aquiles Lisboa e Genésio Rego.

A Hanseníase é uma doença que tem tratamento e cura. Quando mais cedo for realizado o diagnóstico, menores poderão ser as sequelas da doença. “A gente incentiva também o autoexame para que a própria pessoa, em casa mesmo, possa identificar o mais rápido possível o surgimento das primeiras manchas e buscar atendimento em uma unidade de saúde para o tratamento adequado. A medição é gratuita e garantida pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Santana.

Ascom Prefeitura Municipal de Viana

Deixe uma resposta