APROVADA a PROPOSTA de Construção da Rodovia que interliga Viana a Pedro do Rosário

A votação do Orçamento Participativo Estadual 2017 encerrou com a participação de 17.144 maranhenses e com a priorização de 16 ações que irão compor o Orçamento Estadual de 2018.

De 10 de julho a 22 de agosto, a população maranhense teve a oportunidade de votar de forma digital – aqui mesmo no PARTICIPA MA – ou de forma presencial, utilizando cédulas disponibilizadas nas agências dos Correios dos municípios e pela equipe do Governo do Estado, que realizou ações de votação em escolas, secretarias, órgãos públicos, eventos institucionais.

Todas as propostas disponibilizadas para a votação foram indicadas pela própria população durante as 15 Escutas Territoriais, primeira etapa do processo de participação popular do OP (abre nova aba).

As propostas mais votadas incluem ações nas seguintes áreas:

  • Educação (área priorizada em 07 territórios: Sertão Maranhense, Médio Mearim, Centro Maranhense, Baixada Ocidental, Cerrado Amazônico, Vale do Pindaré e Metropolitano);
  • Saúde (território Lençóis Munim);
  • Estruturação de rodovias (em 02 territórios: Cerrado Sul e Campos e Lagos);
  • Gestão hídrica (02 territórios: Cocais e Vale do Itapecuru);
  • Saneamento básico (território Vale do Mearim);
  • Abastecimento, agricultura e pecuária (02 territórios: Alto Turi-Gurupi e Baixo Parnaíba);
  • Regularização fundiária (Metropolitano).

O andamento das ações que foram priorizadas para os orçamentos anteriores (2016 e 2017) e para o próximo orçamento (2018) pode ser acompanhado na comunidade do Orçamento Participativo, na aba Ações do OP.

O Orçamento Participativo é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan).

Deixe uma resposta