Prefeitura de Viana participa da 1ª AGRITEC de Itapecuru-Mirim

Deu início nesta quinta-feira (26) a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) desta vez na cidade de Itapecuru-Mirim e vai até o próximo sábado (28). O evento, que acontece pela primeira vez na cidade, apresenta alternativas para o desenvolvimento rural com o intuito de propiciar aumento de renda dos pequenos produtores e fortalecimento da economia da região.

Durante os três dias de Feira, técnicos da Conab estarão no estande da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) apresentando as políticas de apoio à agricultura familiar operacionalizadas pela Companhia. No sábado (28), está prevista palestra sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre a Política de Garantia do Preço Mínimo para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

A região do Vale do Itapecuru, onde é está sendo realizada a Feira, é composta por 10 municípios com população total de 268.335 habitantes, sendo 127.814 na área rural. A região conta com 16.865 agricultores familiares, 6.130 famílias assentadas e 54 comunidades quilombolas. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

PRODUTORES DE VIANA PARTICIPAM DA AGRITEC DE ITAPECURU

A Prefeitura de Viana participa da Agritec Itapecuru e dispõe no seu estande, diversos produtos extraídos a partir da MANDIOCA, dentre quatro tipos de farinha, tucupi, pimenta no tucupi, vinagre, carrapaticida, adubo para folhagens, adubo para solo, dentre outros produtos. O trabalho apresentado foi desenvolvido pela Associação de Produtores Rurais de SACAITAUA. Já os produtos extraídos a partir do MEL (mel, sabonetes, dentre outros) ficou sob a organização da Associação do LIMOEIRO. O projeto dos produtores vianenses foi desenvolvido a partir da parceria da Prefeitura de Viana, o Governo do Maranhão, AGERP, SEBRAE e SENAR.

Fotos: José Ferreira

O Vianense Notícias!

Um comantário

  1. O Estande no qual agricultores de Viana participam durante a AGRITEC em Itapecuru Mirim foi organizado pela AGERP Viana, e representa nao somente o municipio, mas a Região politica de Viana, que compreende 13 municipios. Entretanto na oportunidade a AGERP Regional Viana so pode levar 8 representantes de 4 municipios para participar da feira.
    Agricultora de Cajari participou com artesanatos da fibra do guarimã e pedrarias;
    Agricultora de Matinha participou com derivados do babaçu.
    Agricultores de Viana levaram mel e sabonetes a base de mel, e com o apoio da prefeitura municipal e nosso também participou com produtos derivados da mandioca.
    Vitoria do Mearim com mel de tiuba, com exposicao de caixa de abelha na vitrine tecnologica e produtos a base da macaxeira, babaçu e coco da praia.

Deixe uma resposta