CAPs Viana, realiza manhã de atividades

Nesta segunda-feira (21) a Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o CAPs – Centro de Atenção Psicossocial, realizou uma manhã de atividades, no sítio do senhor Nonato de Aúda, com os usuários do CAPS 1. No encontro, objetivou-se demonstrar a efetividade da Terapia Ocupacional junto aos pacientes portadores de transtornos mentais e seus familiares, proporcionando um dia de lazer, através de oficinas terapêuticas realizadas pelas Terapeutas Ocupacionais, Mariana Ferreira e Cristiane Cavalcante, sob o comando da coordenadora Valdinete Duarte.

O evento contou com atividades como: dinâmica de grupo, brincadeiras com bolas e banho de piscina e foi servido um singelo almoço.

SERVIÇO CAPS:
O CAPs1 Viana, conta hoje com mais ou menos 1.500 pacientes, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12:00h e das 14h as 17:00h. O atendimento multidiciplinar conta com, Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Enfermagem, Médico psiquiatra, Técnica de Enfermagem e a Artesãs.

São atendidas diversas patologias: Esquizofrenia, Retardo mental, Autismo (mais comuns).

As consultas são agendadas pelo telefone (que facilita a vida dos pacientes vindos do interior mais distantes).

São oferecidas atividades semanais em oficinais artesanais, atividades laborativas e educativas, assim como rodas de conversas onde incluímos os seus acompanhantes. Tendo em vista que a inclusão dos seus acompanhantes nestas atividades são fundamentais, até mesmo para que possam ajudar para que entendam a necessidade da “paciência” com o tratamento que é longo.

O Vianense Notícias com informações da Ascom PMV

Fotos: Zé Ferreira

Deixe uma resposta